

Para muitas crianças, ir ao dentista é um dos maiores medos que enfrentam na infância. Isso ocorre porque a consulta odontológica está relacionada a um procedimento desconhecido, o que os torna ansiosos e inseguros quando precisam se sentar na cadeira do profissional.
A primeira visita do seu filho ao dentista deve ser feita quando o primeiro dente pequeno começa a aparecer, para que o dentista possa avaliar a saúde bucal e dentária sem ter que “esperar” por nenhum problema, mas como medida preventiva.
Quanto mais cedo as crianças começarem a consultar o dentista, o normal será que eles estarão sentados na cadeira do dentista e submetidos a procedimentos tradicionais de saúde bucal.
Após a consulta, deixe os profissionais controlar a situação e intervir o menos possível nos cuidados e procedimentos de seu filho. Desta forma, as crianças entendem que devem seguir os requisitos e instruções do dentista em vez de tentarem pedir-lhe ajuda quando não é seguro.
Quando você briga com seu filho e ameaça levá-lo ao dentista se ele não obedecer, isso aumenta seu medo do profissional – tornando mais difícil para ele ir ao consultório quando necessário.
É fundamental mudar e estimular novos hábitos. A forma como a boca é higienizada pode resultar na necessidade de visitas ao dentista com maior frequência ou não. Portanto, sua dieta contém menos açúcar, evite refrigerantes e preste atenção para escovar os dentes corretamente. Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre escovação dentária infantil.
No processo de escovar os dentes e a língua todos os dias, procure acompanhar seus filhos o máximo possível, de preferência de forma divertida, para garantir sua segurança durante este processo. Dessa forma, ela terá a certeza de que a manutenção da saúde bucal não causará nenhum desconforto.
Uma boa maneira de melhorar o atendimento odontológico do seu filho é escolher profissionais especializados em odontopediatria, acostumados e treinados para lidar com os medos e inseguranças das crianças. Esta escolha pode tornar mais fácil para você lidar com a relação entre seu filho e a consulta odontológica.
Aqui na Soul Happy temos profissionais especializados em odontopediatria para o atendimento humanizado do seu filho.