

O mau hálito é um problema comum na vida de milhões de pessoas. A American Dental Association relata que metade dos adultos sofreram com ele em algum momento da vida, e ele pode atrapalhar diversos momentos importantes da vida, seja pessoal ou profissional.
Suas causas podem ser desordens no organismo, doenças (mesmo não bucais), mas principalmente tem sua origem na boca, seja por má higienização, geração de pouca saliva ou até culpa de feridas cirúrgicas que ainda estão curando ou doenças como a periodontite.
Para evitar o mau hálito, além do acompanhamento especializado, alguns hábitos precisam de mudança:
Fumar
Mascar produtos derivados de tabaco ou fumar também pode causar mau hálito, tornar os dentes amarelos ou amarelados ou manchar os dentes, irritar as gengivas e reduzir a intensidade do paladar.
Abusar do consumo de álcool
A bebida alcoólica provoca uma grande descamação de células bucais, cheias de proteínas que se transformam em enxofre, originando assim odores não agradáveis.
Ficar muito tempo sem comer
O jejum é uma prática que contribui muito para o mau hálito. Ao ficar sem receber glicose por um certo período de tempo, o seu corpo age quebrando gorduras o que libera substâncias chamadas cetonas, geradoras de um odor desagradável no seu hálito.
Alta ingestão de alimentos ricos em açúcar
O açúcar estimula a produção dos ácidos bacterianos que ajudam na formação da cárie, uma das causadoras da halitose.
Deixar de escovar os dentes constantemente
A escovação após as refeições é fundamental para remover os restos de alimentos que ficam presos aos dentes e na boca. Mas é bom esperar um pouquinho!Quando você ingere um alimento, o meio bucal fica com um pH mais ácido. Ao fazer a escovação logo em seguida, irá abrasionar demais o dente, tendo um desgaste.
Não beber bastante água
Ela ajuda a equilibrar o pH da boca e do estômago, além de auxiliar em todo o processo digestivo. Além disso, evita a sensação de boca seca, que estimula a produção de saliva, responsável por ajudar a dissolver alimentos e impedir o surgimento de doenças bucais e formação de placas.
Deixar de ir ao dentista
A prevenção é a melhor aliada para evitar o mau hálito! O dentista vai fazer tida uma investigação para verificar se há algum problema, além de indicar as melhores práticas de higiene.
Qual desses hábitos você precisa mudar?