Você sabia que a Odontologia para crianças engloba uma série de tratamentos? E acredite, eles podem fazer a diferença para o sorriso do seu filho no futuro.
O acompanhamento odontológico é necessário para que a criança receba orientações sobre os cuidados com o sorriso, além de criar uma relação de confiança como profissional.
Agora, veremos tratamentos mais comuns na Odontopediatria, que não são exclusivos para essa faixa etária, mas adaptado para eles.
Aplicação de flúor
O flúor é uma substância extremamente importante no combate às cáries, pois promove a remineralização dental, proporcionando, assim mais proteção aos dentes. Nos pequenos, ele entra com um aliado prevenção a cárie e ajuda a devolver o cálcio para a estrutura de esmalte, inibindo o aparecimento desse problema.
A aplicação de flúor é completamente indolor e livre de desconfortos, além de ser bastante rápida e prática. Para realizá-la, o dentista utiliza uma espécie de gel dental com altas concentrações de flúor em sua composição.
De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado.
Profilaxia
A profilaxia é a limpeza dentária profissional realizada em consultório, pelo dentista. Todos devem realizar esse procedimento.
Essa limpeza também é feita de forma muito tranquila, rápida e indolor. Outra oportunidade interessante para que a criança conheça novas ferramentas odontológicas e se familiarize com novos sons e odores, sempre de maneira pacífica, progressiva e com respeito aos limites individuais do paciente.
Restauração
Crianças são super ativas e em algum momento, algum descuido ou brincadeira pode gerar um acidente que resulte na danificação ou quebra total do dente. Nesse caso, uma restauração pode ser feita de forma total ou parcial.
Extração de dente decíduo
A maioria dos dentes de leite cai sem nenhum obstáculo, podendo ser retirados tranquilamente em casa pela família, mas, em alguns casos, a exodontia (ou extração) desses dentinhos pode ser necessária e indicada.
Isso acontece, por exemplo, quando existe a incapacidade dos dentes permanentes de tomar o local do dentinho de leite. Nesse caso, se a extração não for feita, é possível que aconteça uma erupção parcial, que pode culminar no desalinhamento das demais estruturas da arcada.
Tratamento ortodôntico e ortopédico
Existem tratamentos ortodônticos e ortopédicos realizados durante a infância, que podem alcançar ótimos resultados, diminuindo o tempo de tratamento da ortodontia corretiva, ou até mesmo livrando a criança de uma cirurgia ortognática.
Isso é possível, pois a época de crescimento das crianças é extremamente favorável às intervenções ortodônticas. Existem uma infinidade de aparelhos, fixos ou removíveis, e um diagnóstico preciso determinará qual o mais indicado.
O Invisalign First é um tratamento ortodôntico especialmente criado para crianças que ainda estão trocando seus dentes. Ele pode ser usado para corrigir problemas específicos da arcada dentária e para casos de expansão, espaçamento e protrusão dos dentes (quando há um deslocamento dos dentes para frente). O aparelho é ideal para aprimorar a estética dos dentes infantis e promover o bom desenvolvimento da arcada dentária em crianças que estão em fase de crescimento.
O tratamento é totalmente personalizado e pode ser fundamental para prevenir problemas ortodônticos futuros.
O tratamento com ele pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade, sendo essa uma opção de auxilia na higienização, autoestima e saúde bucal como um todo!
Consulte periodicamente seu dentista para saber mais sobre esses tratamentos ou fazer uma avaliação.