

A gravidez é um período marcado por mudanças e novidades. Ao longo dos 9 meses, garantir a saúde da mãe e do bebê através do pré-natal é essencial. Além do acompanhamento médico, a gestante deve procurar um dentista capacitado, para realizar o Pré-Natal Odontológico.
Evidências científicas recentes demonstram que a saúde bucal da mãe pode influenciar a saúde do bebê, ainda durante a gestação. Problemas como a doenças periodontal (das gengivas) pode inclusive estar associada ao parto prematuro. Isso ocorre porque, devido à inflamação na região da gengiva, as substâncias que causam o parto são liberadas na circulação.
Durante essa fase, as mulheres têm maior probabilidade de sofrer com algumas doenças bucais, como cárie dentária. Um dos motivos são as alterações hormonais comuns desse período, que alteram o pH da saliva. Essa situação combinada a outros fatores, como mudanças nos hábitos alimentares e higiene inadequada criam o ambiente ideal para o surgimento de lesões de cárie dentária.
Os enjoos também afetam a saúde oral, pois o vômito deixa a “boca mais ácida”, as mulheres têm maior probabilidade de sofrer de aftas e erosão dentária. Além disso, durante a gravidez, sangramentos na gengiva ocorrem mais facilmente, pois há aumento nos níveis dos hormônios progesterona e estrogênio, que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos.
O Pré-Natal Odontológico tem por objetivo promover a saúde bucal materna, e consequentemente da criança. Durante o acompanhamento da gestante, o dentista pode orientá-la e tratar as doenças orais, além de esclarecer as dúvidas das futuras mamães, como aleitamento materno, hábitos e higiene oral.
O ideal seria que o check-up da saúde bucal fosse realizado antes da gravidez, dessa forma, a futura mamãe tem a oportunidade de cuidar da saúde. Como isso nem sempre é possível, a gestante deve realizar o acompanhamento com o dentista pelo menos uma vez a cada trimestre, pois cada fase apresenta singularidades que necessitam de orientação adequada.
Importante ressaltar que os atendimentos odontológicos são seguros tanto para a mãe quanto para o bebê. Os dentistas são capacitados para utilizar medicamentos e anestésicos específicos neste período, além de outros tipos de tratamentos que julgarmos necessários, avalie cuidadosamente cada aspecto envolvido.
Recém-nascidos também devem passar um exame odontológico. Pois, além das orientações sobre como realizar a higiene oral do bebê, é possível avaliar alterações, como por exemplo um freio lingual muito curto que prejudique a amamentação.
Se você é gestante ou está planejando engravidar nos próximos meses saiba mais sobre o pré-natal odontológico da Clínica Soul Happy em São Luís – (98) 3012-3800 e (98) 98277-6509.
#autoestima #bemestar #clinicasoulhappy #clinicasoulhappysaoluis #dentistas #dentistasaoluis #esteticadental #harmonizacaofacial #tratamento #invisalign #odontologia #odontologiasaoluis #odontologiasoulhappy #saoluis #saoluisdomaranhao #saudebucal #sorriso #sorrisosaoluis #tratamentoodontologico